O que é NR 18?

Visando segurança e planejamento focado em organização e gestão estruturada, existem diversas normas regulamentadoras que servem como parâmetro e diretriz básica para o setor de construção civil. Entre as principais, a NR 18 é, sem dúvidas, a de maior relevância e abrangência para o setor. Isso porque ela impacta diretamente nas qualidades mencionadas no trecho acima e promovem uma série de medidas e controles preventivos para tornar o canteiro de obras envolto em segurança.

Quer entender o que é a NR 18, sua relevância e as principais medidas que constam no documento? Continue com a leitura do post!

O que é e do que se trata a NR 18?

Conhecida também como a Norma Regulamentadora 18, a NR 18 coloca no papel as principais diretrizes, para que as obras sejam implementadas com um rigoroso processo de segurança, planejamento e organização. Tudo isso para garantir a integridade de todos os envolvidos: dos trabalhadores ao resultado final dos projetos arquitetônicos. Isso significa que a NR 18 tem como principais objetivos:

Priorizar a saúde de sua mão de obra;
Garantir as atribuições e responsabilidades a cada pessoa;
Colocar em pauta todos os riscos previstos durante sua execução;
Atribuir medidas de prevenção e proteção;
Reduzir o risco de acidentes na construção civil.
Sendo um segmento cuja ocorrência de acidentes gira em torno de 355 mil ocorrências fatais ao ano — segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) —, nota-se a importância da NR 18 para reduzir gradativamente esse trágico índice.

Agende seu Treinamento e ASO Agora Mesmo!

Clique para fazer sua inscrição em um dos nossos cursos.

Quero Me inscrever Agora.